quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Reencontro - Bate papo com os Ex-alunos

Houve um reencontro de alunos e ex-alunos na Emef Alcides Gonçalves Etchegoyen no dia 10 de outubro para discutir sobre como é nas outras escolas  de Ensino Médio da região, para saber como é entrar e estudar lá. Isso aconteceu  inicialmente através da prof.ª Simone Dórea (Geografia e Dança)  que deu a ideia a partir de uma “necessidade”  que ela notou para os alunos dos 9ºs anos para que eles pudessem se preparar para ir para as escolas do 1º ano do ensino médio. Este encontro foi bom, pois os ex-alunos vieram na escola para falar mais sobre as escolas estaduais e matarem a saudade de sua ex-escola e dos professores e amigos. Com a explicação dos ex-alunos os alunos do 9º ano tiveram uma ideia como será no próximo ano e como serão as escolas que provavelmente eles irão estudar.


Imagem do encontro registrada pelo Aluno Daniel da equipe Jornal Escolar.

Esse encontro também foi pensado conscientizar os alunos sobre a importância da preparação para o Vestibulinho que é necessário fazer para entrar e garantir uma vaga nas ETECs. No encontro participaram 25 ex-alunos e uma media de 40 alunos do nonos anos.

Houve perguntas de todos os tipos feitas pelos alunos dos 9ºs anos para os ex-alunos que estudam hoje nas escolas da região, tais como: ETEC Raposo Tavares, ETEC céu uirapuru, escola estadual Guiomar rocha Rinaldi, entre outras. Os alunos e professores fizeram em media mais de 10 perguntas sobre as escolas estaduais e as ETECs.


     A Professora Simone de Geografia selecionou alguns alunos para fazer perguntas sobre as escolas. Outros alunos que estavam presentes também tiveram oportunidade de fazer perguntas. Ângela. As perguntas questionavam sobre a falta de professores, sobre aulas vagas, a liberdade na escola, horários e intervalos, as qualidades e os problemas das escolas. Todas as perguntas foram respondidas pela grande maioria dos ex-alunos.

Imagem do encontro registrada pelo Aluno Romário da equipe Jornal Escolar.

Além disso, o evento contou com a participação de outros professores da escola:  profª Samantha (Inglês), Viviane (Leitura), Rodrigo (Informática), Cida Rocha (Matemática) e a coordenadora pedagógica Ângela, alunos do Jornal Escolar que tiraram fotos e anotavam os acontecimentos do evento, entre outros.

Enfim, este evento trouxe novas informações para os alunos que deixarão nossa escola no fim deste ano e foi muito importante para a preparação para o Vestibulinho e diminuir a ansiedade que existe sobre a mudança de escola nesta nova fase do aprendizado e vida escolar dos alunos dos 9º anos.

Por Rodrigo Alexandre, 7ºA, Marcela Targino, 6ºA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por Comentar em Nosso Blog!